Na
atribuição de Gestora do Projeto PMEC na DE, a Supervisão de ensino lembra a todos os diretores das escolas a esta DE
jurisdicionadas que as atribuições do Professor
Mediador devem receber a atenção da equipe gestora para o Planejamento inicial 2017 – independentemente de a escola vir a
ter PMEC neste ano letivo ou mesmo de
vir a ter o Prog. Escola da Família, casos em que deve se atentar às Res.SE 53
e 73/16 - no sentido de se
refletir sobre as responsabilidades
individuais de todos os membros da comunidade escolar e inserir em cada Plano de Trabalho anual -
inclusive nos Planos de Trabalho de
readaptados funções pertinentes,
respeitando-se os limites definidos no novo CAAS de cada um.
Para o
planejamento inicial 2017 lembra ainda que os tópicos constantes dos
formulários do Progestão (tendo sido
respondidos os Indicadores e suas
respectivas pistas) somados aos tópicos
integrantes do formulário de avaliação do PMEC podem subsidiar um importante e urgente
plano de ação para todas as escolas.
Acrescenta
que para eficácia do planejamento, a cada resposta dada aos itens dos
formulários de avaliação dos profissionais / projetos e das dimensões da U.E.,
cabe um relato detalhado sobre a avaliação feita, que norteie a elaboração de
plano de melhorias, inclusive definindo metas (números expressivos de
resultados a serem alcançados).
Acentua
ainda a importância de se garantir nas ATPCs
espaços – ainda que pequenos – mas sistemáticos e contínuos durante todo
o ano letivo – nos quais ocorram informações e reflexões sobre a prática x
discursos, seguidos de planos de ação imediata para melhorias dos aspectos relacionados a relacionamento humano, direitos humanos,
conflitos, valores etc.
Como colaboração adicional, observa
haver no You Tube vários vídeos e outros materiais que podem vir a ser uteis
para reflexões a partir de pontos específicos tratados etc. Pequenos textos também podem ser grandes
aliados nesse trabalho contínuo de formação
de que tanto a escola carece.
Esta Supervisão de Ensino sugere também que a equipe escolar estude as possibilidades de inserir nos Planos de Ensino de cada classe a partir do Planejamento 2017 - de forma sistematizada; contínua; de acordo com a Proposta Pedagógica da escola e sempre que possível de forma articulada às atividades do Currículo SEE – reflexões sobre valores morais atividade do currículo SEE.